29 janeiro 2018

10 dicas para quem sofre de ansiedade

Olá queridos, infelizmente ou felizmente ansiedade é uma coisa muito comentada hoje em dia. Infelizmente para quem sofre da doença, e felizmente porque as pessoas se sensibilizam bastante (algumas por modinha) e sempre vejo dicas para ajudar quem sofre com isso. Fui diagnosticada em 2014, embora eu já soubesse a muito tempo e desde então sempre procuro formas de conviver e não deixar isso me afetar muito.

Sabemos que ela é manifestada de diferenças formas em cada pessoa, não cabe no momento falar como a minha se manifesta, mas vou listar algumas coisas que me ajudam a não deixar ela se manifestar ou quando se manifesta, controlar.


1- Procure uma coisa que você goste muito de fazer e que você sinta prazer. Eu gosto muito de ler, muito mesmo! Então sempre tenho livros disponíveis em casa para ler. Por mais que isso me deixe muito "parada" quando estou lendo, me desconecto fácil de mim mesmo e entro na historia.

2- Aplicativo "QueridaAnsiedade". Esse aplicativo é muito bom, porque ele é meio que um "socorro", descobri recentemente por indicação de umas leitoras aqui do blog e ainda não sei mexer muito nele, mas confesso que já me ajudou.

3- Exercício Fisico. Ok, eu não pratico quase nunca hihi mas é comprovado que quando você se exercita é liberado endorfina e serotonina, que não os hormônios da felicidade. E quando esses hormônios estão "ativados" é quase impossível a ansiedade se manifestar.

4- Meditação. Meditar é muito mais fácil do que parece. Andei estudando e praticando, e percebi que realmente funciona. Você só precisa ficar conectado com você mesmo e ao mesmo tempo focar na sua respiração e fazer o possível para esquecer tudo o que vive pensando 24 horas por dia.

5- Escrever. Eu escrevo muito! Ás vezes escrevo só como foi o meu dia, ou saio escrevendo tudo o que fica engasgado. Colocar para fora, mesmo que seja para um computador ou um bloco de notas do celular é melhor do que você imagina. Sem falar que eu tenho esse cantinho aqui na internet, e ele é uma das coisas que mais me ajuda!

6- Calmantes que não precisam de receita. Existem alguns calmantes que você pode comprar até mesmo sem receita. Já usei o Calman, Seakalm, Macarugina.. Eles são ótimos para controlar a frequência cardíaca e até mesmo ajudar a dormir.

7- Ventosaterapia. A ventosa me ajuda muito quando a ansiedade começa a me deixar com dores na região da coluna, o excesso de contração muscular causado por ela acaba comigo.. haha (saiba mais sobre a ventosa lendo esse post aqui.)

8- Se relacionar com pessoas que te trazem tranquilidade. Até mesmo uma amizade pode ser um relacionamento conturbado que ajuda na manifestação da ansiedade (quando você estuda muito sobre um determinado assunto, descobre coisas que você nunca imaginaria)

9- Evitar pensar no futuro. Uma das características mais marcantes da ansiedade é o excesso de pensamentos sobre o futuro e quando a gente começa a pensar é um espiral que nunca tem fim. Então quando começar a pensar sobre isso (mesmo que ache que vai conseguir parar) faça outra coisa imediatamente!

10- Terapia. Por fim e não mesmo importante, a famosa terapia. É uma coisa que eu não frequento mais, porém que já me ajudou bastante, inclusive logo depois de ser diagnosticada.

É isso galeura, espero que tenham gostado! E se tiverem outras dicas podem mandar pelo instagram ou deixar aqui nos comentários.

                                 instagram   facebook     twitter  ❤  skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo